Lojistas e consumidores de diferentes setores econômicos ganham um parceiro valioso voltado à oferta de programas de fidelidade no Brasil: a Área Central, empresa líder em tecnologia e inteligência para redes e centrais de negócios com mais de 15 mil empresas no país, está lançando a plataforma Acerta, um ecossistema completo para o varejo digital. A solução consiste em gerar aplicativos móveis personalizados para comércios de diferentes portes e segmentos, composto por CRM e inteligência artificial dedicados a fidelizar e oportunizar uma gestão baseada em dados da base de clientes.
Uma das principais entregas do sistema, que já está em distribuição pela companhia, visa promover a oferta de programas de benefícios e a criação de estratégias de fidelização. Isso de forma 100% digital, rápida e com geração de relatórios e insights que promovem uma análise profunda sobre o comportamento de consumo do público-alvo, melhorando a eficiência e tornando a tomada de decisão mais segura.
Jonatan da Costa, CEO da Área Central, destaca que o serviço tem entre seus objetivos democratizar o acesso a serviços digitais voltados para a atração e retenção de clientes, permitindo que empresas unitárias ou multilojas tenham seus próprios programas de benefícios, com suporte especializado independente de estarem ou não conectadas a grandes redes varejistas.
“Os programas de fidelidade tomaram conta do varejo, mas muitas vezes são vistos como uma estratégia acessível apenas para grandes companhias ou setores específicos, como em redes de supermercados, viagens, farmácias ou lojas de roupas. Queremos mudar essa ideia com uma plataforma que atende esses públicos, mas também gera oportunidades e competitividade para negócios de nichos ainda pouco explorados, como redes de materiais para construção, academias e suplementos, entre outros mercados”, sinaliza.
A forma como a Área Central deseja fazer essa distribuição dos aplicativos de benefícios para um maior volume de empresas, seja ela dedicada a uma loja de bairro ou uma grande rede de lojas, é ofertando um produto customizável, intuitivo e que conta com a expertise de uma empresa consolidada no mercado de gestão empresarial.
Com o Acerta, a Área Central passa a fornecer para o mercado uma plataforma white label para as marcas, que poderão ter um programa de benefícios exclusivo com aplicativo (disponível nas versões IOS e Android) e site personalizados. Os usuários também terão capacidade de usar o sistema para realizar campanhas; promoções e sorteios digitais junto aos clientes cadastrados.
Estudos globais mostram que os programas de fidelidade tornam a maioria dos compradores mais fiéis a uma marca, como a pesquisa O Estado da Lealdade à Marca 2022, publicada pela Yotpo, especializada em SMS marketing, fidelidade e experiência do cliente. Segundo o levantamento, 60% dos consumidores se tornam leais a uma marca a partir de boas experiências vivenciadas nos programas de fidelidade.
Conforme Aline Michelin, diretora de Operações da Área Central, a solução permite criar programas de pontos e clubes de descontos, além de disponibilizar o popular método de “cashback”, que ajuda manter os clientes engajados ao negócio por meio da recorrência de compra ou benefícios em prêmios e em dinheiro.
Relatórios e estatísticas também são gerados em tempo real para aprimorar o funil de vendas e contribuir com o sucesso do empreendimento. O App também está integrado ao WhatsApp e conta com opção de chatbot para atendimentos automáticos e traz o ‘cupom verde’, que substitui o cupom fiscal impresso pelo digital.
Para Aline Michelin, ter uma base consumidora engajada e que enxerga a entrega de valor que o negócio está entregando aumenta as chances de que esse cliente indique a loja para outras pessoas e se torne fiel e satisfeito com a marca. Enquanto para o lojista, além do impacto financeiro, é possível usar o programa de fidelização para analisar o comportamento do seu público por nichos, e direcionar melhor as ações comerciais e de marketing da empresa.
“Mais do que uma ferramenta eficaz para construir um elo de identificação com seus clientes, empresas que detém soluções de benefícios estão aprimorando a experiência desses usuários e agregando valor para o próprio negócio. O cliente é o maior ativo de um negócio e tê-lo como parceiro é uma maneira eficaz de ser mais competitivo no mercado”, conclui.