Períodos clássicos de grande demanda, como na Black Friday, data que se popularizou no Brasil nos últimos anos, aquecem as vendas da indústria e do varejo.
A empresa precisa estar preparada no pré e no pós período, se planejando para receber um volume maior de pedidos e gerindo com excelência a produção desses produtos para que sejam entregues em tempo para sua rede de distribuição.
Nessa perspectiva, o uso de uma tecnologia de gestão, como um ERP especializado em fábricas, auxilia a indústria na estruturação dos processos, controle dos materiais e bom andamento das rotinas, além de ser fonte de informação para que a tomada de decisão seja baseada.
O engenheiro e diretor de uma empresa de tecnologia para o segmento, Thiago Leão, deu uma entrevista com exclusividade para o SalesTech Brasil sobre como o uso de um ERP pode auxiliar a empresa durante os períodos de grande demanda. Confira:
De que maneira a tecnologia auxilia a gestão geral de uma fábrica?
A tecnologia apoia a indústria em diferentes formas, com papel de controlar a estratégia e os processos desenhados pela gestão. A digitalização dos setores é importante que para que haja maior agilidade na passagem de informação; apresentação de dados confiáveis e atualizados em tempo real para embasar a melhor tomada de decisão; integra as equipes; diminui erros causados por intervenção humana; garante segurança; rastreabilidade na fabricação e outros pontos relevantes que contribuem para manter a fábrica competitiva e lucrativa.
Como o uso de um ERP contribui para o gerenciamento em períodos de alta demanda?
O uso de um ERP especializado em fábricas ajuda na previsão e planejamento estratégico para os picos de vendas e também apoia o controle no “pós-demanda”, que é a fase em que a empresa precisa produzir e entregar seus produtos para cumprir com seus acordos comerciais. Assim, o sistema atua como agente facilitador para que haja um bom gerenciamento desde a recepção dos pedidos, apuração de comissões e acompanhamento da fabricação até os controles mais avançados do PCP, qualidade, custos e expedição da mercadoria.
Outra forma de impulsionar as vendas é ajudando o gestor a identificar, dentro do seu mix de produtos, aqueles que possuem menor saída ou maior lucratividade, para que assim possam ser criadas estratégias para maximizar as vendas desses itens. Visualização e gerenciamento da carteira de clientes, inclusive fornecendo status do andamento do pedido, proposta comercial profissional e cobranças automatizadas.
Quais processos que são beneficiados a partir dessa tecnologia?
Um sistema ERP traz benefícios diversos, desde aqueles que podem ser vistos imediatamente, como fornecimento de informações relevantes, quanto aqueles que são observados no médio e longo prazo, como previsões baseadas em históricos e perpetuação da rotina de produção. Vou apontar alguns controles específicos que um ERP tem o poder de impulsionar dentro da indústria:
- Agilidade na geração de pedidos
- Visualização do estoque atualizado
- Geração facilitada do pedido
- Integração entre os setores
- Previsão de produção com base no histórico de vendas
- Apuração de custos
- Identificar produtos com maior lucratividade para ser evidenciado
- Rastreabilidade
- Controle de qualidade, com emissão de certificados
- Expedição e roteirização das entregas
Especificamente sobre a área de vendas, de que forma um ERP impacta positivamente o setor?
O setor de vendas pode colher muitos ganhos com o uso de um ERP, seja ele integrado ao software de vendas ou ele mesmo realizando a gestão desses processos. Ele contribui para:
- Cálculo correto de comissões por vendedor
- Gestão da carteira de clientes
- Automatização de cobranças
- Formação de preço e margem de lucro
- Relatórios cruzando diferentes dados
- Geração de arquivo de proposta técnica
Implantar um sistema não é um projeto rápido, de quanto tempo de antecedência a indústria precisa?
Introduzir um novo ERP na empresa é um projeto que precisa de planejamento, já que, em média, ele pode durar entre 3 e 6 meses, podendo ser mais rápido ou mais demorado conforme a complexidade e a capacidade de dedicação nas parametrizações. A implantação pode ser dividida em fases, na qual é possível ir utilizando aquelas funcionalidades que vão sendo finalizadas, não sendo necessário acabar toda a empresa para começar a utilização da ferramenta. Assim, recomendo que a fábrica se prepare antecipadamente às suas principais datas do calendário comercial.
Este conteúdo foi desenvolvido pelo Nomus. O mais completo sistema ERP para pequenas e médias indústrias. O Nomus ERP Industrial é completo, fácil de usar e especialista em indústrias. Veja como funciona na prática!