Por Jens Lachenmeier, CEO da Nordic Green
Um dos principais valores de uma marca é a sua reputação.
Com a era digital, espaços de avaliação em sites se tornaram um dos termômetros para analisar a credibilidade do negócio.
9 dicas para se tornar um e-commerce 5 estrelas no Google
O Google, por exemplo, destaca-se nesse quesito e as empresas aproveitam a oportunidade para chamar a atenção dos clientes.
A plataforma permite que usuários deixem avaliações, comentários e até sugestões de melhorias.
Essas interações impactam a página da companhia e a capacidade de vendas.
Pesquisas apontam que a imensa maioria dos clientes e usuários “dá um Google” antes de fazer novos negócios.
Somente após receber os resultados da plataforma, os consumidores acessam o site ou a rede social da empresa.
Um levantamento da agência de SEO Hedgehog Digital mostra que 93% dos brasileiros fazem alguma busca on-line de informações e que 82% usam o Google para pesquisar conteúdos e informações de produtos.
No entanto, tornar-se uma organização cinco estrelas em uma plataforma digital requer compromisso com a satisfação do consumidor e excelência no atendimento.
Diante disso, o principal ponto é oferecer produtos ou serviços que sejam valorizados pelo público-alvo.
Existem também outras estratégias rápidas e práticas que podem contribuir ainda mais para uma boa posição no mercado.
Comunicação transparente
A companhia precisa estar disponível para os clientes e ter um suporte on-line para responder dúvidas e perguntas de forma imediata.
A comunicação clara e transparente evita mal-entendidos e auxilia na construção da confiança e fidelidade.
Feedback
A empresa deve incentivar os clientes a deixarem avaliações.
Demonstre que valoriza o feedback deles, respondendo aos comentários de forma construtiva e proativa.
Resolução de problemas
Se surgir algum contratempo, é importante que a companhia resolva de maneira rápida e eficaz.
Os clientes apreciam quando suas preocupações são tratadas com seriedade e eficiência.
Boas experiências
Entregue além das expectativas para proporcionar uma boa experiência ao cliente.
Isso inclui atendimento exclusivo, produtos personalizados e gestos de cortesia.
Equipe preparada
Certifique-se de que seu time está bem treinado e que possui as habilidades necessárias para lidar com uma variedade de situações, problemas e clientes.
Tecnologia de ponta
A empresa deve se manter atualizada com as tendências e tecnologias do mercado.
Nesse contexto, é importante também estar atento às mudanças e às preferências dos consumidores para evoluir e alavancar as vendas.
Redes sociais
Além das avaliações no Google, mantenha presença ativa em outras plataformas relevantes para o setor.
Redes sociais são um ótimo caminho para conquistar e fidelizar clientes.
Avaliações positivas
Demonstre gratidão aos clientes pelos elogios públicos.
Compartilhe mensagens positivas nas redes sociais e destaque o agradecimento em sites ou diretamente com o cliente.
Cliente insatisfeito?
Nesse caso, o ideal é não pedir avaliação e resolver o problema de forma amigável.
Se o comentário negativo já existe, a empresa deve responder com educação.
Quando não há solução imediata, é preciso devolver o dinheiro ao cliente.
*Jens Lachenmeier é CEO da Nordic Green, e-commerce que vende conjuntos prontos de plantas verdes em vasos de cerâmica – [email protected]
Sobre a Nordic Green
A Nordic Green é um e-commerce que vende conjuntos prontos de plantas verdes em vasos de cerâmica.
Fundada em 2021, com sede em São Paulo, a empresa foi idealizada por um dinamarquês com o desejo de trazer para dentro da casa dos brasileiros o bem-estar e a conexão com a natureza.
A companhia possui pontuação de cinco estrelas no Google avaliações.
Cada planta saudável é enviada com um cartão de cuidados e acesso direto aos especialistas. Para mais informações, acesse https://nordicgreen.com.br/.
Divulgação: NB Press Comunicação