A gestão de performance e sua importância dentro das empresa:
A gestão de performance está atrelada a todo processo de acompanhamento de rotina diária de uma empresa, tanto na relação de desempenho coletivo como também no desempenho individual. O objetivo da gestão de performance é analisar, mas principalmente alinhar os objetivos da empresa, fazendo com as metas e a visão estratégica da empresa estejam alinhadas com toda equipe.
Além dos inúmeros benefícios da gestão de performance a produtividade é o principal ponto, pois a sua atividade essencial é aumentar o resultado da empresa. Vamos ver a seguir o que é a gestão de performance e sua importância dentro das empresas.
Por que devo implementar a gestão de performance na minha empresa?
A gestão de performance não é somente uma metodologia desenvolvida para você avaliar o resultado de determinada equipe ou colaborador, mas através da gestão de performance você adquire diversos outros benefícios e pontos positivos para a saúde da sua empresa tais como:
A gestão de performance é uma metodologia que influencia diretamente no desempenho de toda organização, quando aplicada de forma coletiva você incentiva a sua equipe a compartilhar conhecimento para todo o time tenha um bom resultado.
Como colocar a gestão de performance em prática?
Para colocar em prática a gestão de performance na sua empresa deve-se primeiro levar em consideração quais serão os setores que irão trabalhar com a metodologia de gestão de performance. Cada setor da empresa deve possuir seus indicadores chaves para uma boa gestão de performance, pois é a partir destes indicadores que você poderá medir a performance de sua equipe. Lembre-se os indicadores podem estar atrelados a diversos pontos tais como: faturamento, prazos, vendas, positivação de clientes, absenteísmo entre outros parâmetros. Toda a equipe que for adotar esses parâmetros como métrica para seu desempenho deve tê-los em mente de forma muito clara.
Monitore esses indicadores constantemente assim você terá propriedade em suas tomadas de decisões. Por isso, é de extrema importância que você possua uma ferramenta que te ajude a gerenciar todos os seus indicadores e que transmita todas as informações que você precisa de forma transparente e assertiva.
Confira 5 passos para implementar uma estratégia de gestão de performance.
1. Defina um objetivo
A gestão de desempenho não deve ser aplicada sem planejamento. Desse jeito, nenhuma estratégia alcança seu sucesso. Então, defina seu objetivo e coloque-o como aquilo que deverá ser resolvido ao final do ciclo. Ele será seu norte para todas as etapas seguintes.
2. Comunique a liderança
A liderança tem um papel crucial para os resultados. É ela que deve ser o grande impulsionador do seu time para os objetivos da empresa. Sem uma liderança, uma equipe pode ficar desamparada, levantando toda a estratégia de gestão de desempenho por água abaixo.
Aliás, sem uma liderança, simplesmente não é possível aplicar essa metodologia. É papel dos gestores definirem as métricas adequadas para mensurar o desempenho dos funcionários.
3. Estipule as metas
Reflita sobre as metas atuais e elabore novas. Uma ferramenta que poderá te ajudar nesse momento são as metas SMART.
As metas smart são uma metodologia utilizada para criar metas alcançáveis e desafiadoras. Para isso, consideram-se cinco aspectos, provenientes das letras que formam a palavra SMART:
- specific (específicos): as metas devem ser objetivas
- measurable (mensuráveis): as metas devem ser mensuráveis;
- attainable (atingíveis): as metas devem ser alcançáveis;
- realistic (realistas): as metas devem ser realistas;
- time-bound (com tempo limite): as metas devem ter um prazo.
Dessa forma, é possível criar metas que não sejam impossíveis para os vendedores, mas que os desafiem e promovam a evolução da área como um todo.
Saiba mais sobre definição de metas leia este artigo: Metas de vendas: Como você deve defini-las.
4. Treine sua equipe
Uma reunião para comunicar todos os colaboradores é fundamental, mas você pode ir além. Nesse caso, além de reportar as mudanças para sua equipe, é válido oferecer um treinamento sobre alguma nova abordagem de vendas, boas práticas ou metodologia. Pense em algo que enriqueça o repertório do vendedor e que o motive a aderir à gestão de performance!
5. Inicie o ciclo novamente
A gestão de performance é uma estratégia cíclica, logo, ao finalizar um objetivo, você pode iniciar outro. Isso vai lhe garantir constante evolução e aprendizado, promovendo os benefícios desse modelo ainda mais! E como você pôde perceber, a gestão de desempenho não é nada burocrática, não é mesmo?
Seguindo nosso passo a passo prático, ficará mais fácil manter esse ciclo, atingir os resultados desejados e elevar a competitividade da sua empresa. Mas, atenção! Lembre-se de que a liderança tem um papel fundamental para que isso dê certo. Por isso, é preciso estar alinhado com as principais técnicas de gestão de equipes para manter o progresso dessa estratégia.
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