Atualmente, a gestão de equipes aliada a tecnologia é uma das práticas mais importantes no mundo dos negócios. As ferramentas facilitam os processos para todos os colaboradores envolvidos.
Pensando nisso, nossos especialistas preparam 5 dicas para a gestão de equipes com auxílio da tecnologia. Veja abaixo!
Gestão integrada
Tenha todas as informações em um mesmo lugar
Muitas empresas enfrentam problemas durante os processos de uma equipe por conta de informações dispostas em espaços diferentes, como anotações próprias dos vendedores, plataformas genéricas de gestão ou planilhas do Excel.
Essa falta de integração gera obstáculos para os gestores e dificultam o acompanhamento das atividades e o momento de tomada de decisões assertivas.
No entanto, esse problema pode ser resolvido ao utilizar um sistema integrado de gestão para armazenar dados de diferentes setores da sua empresa. Com maior autonomia nos processos e agilidade, o gestor consegue interpretar com mais facilidade os indicadores das equipes de vendas, por exemplo. Essas são as vantagens de um sistema unificado!
Acompanhamento da equipe
Manter a organização da equipe é uma tarefa fundamental, principalmente se a sua empresa estiver operando em modelo híbrido e remoto ou se a companhia for composta com por muitos funcionários.
A boa notícia é que com um sistema de CRM todos esses processos podem ser solucionados. A partir da ferramenta, é possível monitorar a equipe de vendas sem reuniões presenciais e produzir relatório de evolução de vendas.
Esse documento mostra, de maneira objetiva, o andamento das vendas de todos os vendedores ao longo dos últimos doze meses. Dessa forma, o gestor identifica onde pode melhorar e onde se destaca positivamente. Além disso, o software permite que o gestor receba todo o cenário atualizado das vendas.
Taxa de Conversão monitorada
O Relatório de Taxa de Conversão é mais uma funcionalidade que facilita o dia a dia da gestão de equipes. A ferramenta aponta os resultados de cada um dos vendedores até a conversão do lead.
Com o Relatório de Taxa de Conversão, você é capaz de identificar qual vendedor da equipe teve o melhor desempenho e quais são os desafios em cada etapa individualmente.
Um exemplo disso é a Unimed Norte de Minas, que observou como poderia melhorar seus resultados a partir do agendamento de ligações por longos períodos de tempo. Antes da utilização do Smark CRM, 80% dos vendedores da operadora de planos de saúde deixavam de fazer follow up com os clientes após um ou dois contatos.
Hoje, com maior organização dos acompanhamentos, a Unimed Norte de Minas aponta contratos fechados após cinco ou seis contatos.
Fluxo operacional e gestão de equipes
O gestor consegue melhorar todo o fluxo operacional da equipe de vendas com o fácil acesso às informações de cada vendedor. O Smark CRM, por exemplo, auxilia na gestão de metas do time, principalmente porque possibilita o acompanhamento diário para atingi-los e verifica a visibilidade aos objetivos e às ações da equipe.
Além disso, as decisões podem ser tomadas mais rapidamente e você pode analisar se a equipe está atingindo as interações com os clientes no prazo estabelecido.
Data Driven
O “data driven” é um conceito que já ocupa espaço no mundo dos negócios, que é uma empresa em que todas as decisões são orientadas por dados. Trazendo maior assertividade durante os processos, essas decisões não são feitas com base na intuição. Essa funcionalidade também é proporcionada por um sistema de CRM, onde você encontra todas as informações necessárias sobre a sua equipe, metas e atividades.
Dessa forma, as decisões tomadas pelo gestor são estratégicas e ajudam a melhorar o desempenho da equipe e de cada vendedor individualmente.
Para cada equipe, uma tecnologia funcional
Com a Smark, você pode ficar tranquilo quanto a transição de meios tradicionais de gestão de vendas para o Smark CRM. Entendemos que é um desafio implementar uma nova solução dentro das empresas, mesmo com todos os benefícios comprovados. Por isso, oferecemos treinamento e assistência sempre que necessário.
A ferramenta já ajudou várias companhias a melhorarem a gestão de equipe, até mesmo à distância, como a Doctor Clin, por exemplo!
O total de beneficiários de planos de saúde médico-hospitalares no Brasil cresceu 0,5% nos 12 meses encerrados em outubro de 2020, mesmo com a pandemia do novo coronavírus. O crescimento corresponde a, aproximadamente, 225 mil vínculos a mais em comparação com o mesmo período em 2019. Sem o uso de ferramentas que permitissem eficiência em vendas e atendimento a distância, o avanço não teria sido possível.
No caso da Doctor Clin, a plataforma SMark CRM já estava implantada e a equipe foi devidamente treinada antes do início da pandemia.
A empresa, que opera desde 1996, possui 60 mil funcionários em saúde ocupacional e, aproximadamente, 100 mil pessoas em planos de saúde.
Segundo a Coordenadora Administrativa Comercial, Irene Prediger, a principal mudança foi na própria equipe. “Como trabalhamos com várias equipes, algumas faziam relatórios e outras não, e não tínhamos gerenciamento de carteira. A grande mudança foi conseguir visualizar os contatos e tangibilizar tudo que entra, o que está sendo trabalhado na carteira. Isso nos deu uma noção de indicadores que não tínhamos antes”, comemora.
Agora, a equipe consegue completar e ter acesso a todo o histórico do cliente, facilitando também a retomada do contato, além de poder consultar o que foi conversado e que pontos ressaltar.
Este conteúdo foi desenvolvido pela Smark, empresa pioneira no Brasil em CRM para gestão de vendas, com mais de 20 anos no mercado. Com ampla expertise em vendas, a Smark oferece uma solução especializada em gestão comercial e altamente customizável, para que sua equipe atinja os melhores resultados.