Sabemos que a maioria dos profissionais precisam atingir metas dentro das empresas, mas isso para os profissionais de vendas é praticamente um pré requisito. E sabemos que o cumprimento de metas no trabalho nem sempre é uma tarefa fácil.
A junção dessa pressão e da falta de organização das tarefas cotidianas, com prazos apertados e pouca cooperação dos colegas são algumas das barreiras que precisam ser transpostas para cumprir metas no trabalho com eficiência.
Por isso, elaboramos esse artigo com 4 dicas para você atingir suas metas de vendas forma eficiente. Confira!
1 – Analise seu histórico de vendas e o nível de esforço para atingir essas vendas.
Sabemos que fazer uma análise completa e detalhada antes de tudo é primordial para um bom planejamento, pois conhecer bem os números que geraram vendas e o que você fez que deu certo para alcançar bons resultados é essencial.
É muito importante ter um sistema de gestão de vendas que possa armazenar todas essas informações, desta forma você conseguirá extrair e acessar todas as informações com mais facilidade.
Por este motivo, ter métricas e indicadores de desempenho bem definidos e alinhados com as estratégias da empresa, são primordiais para a análise de todas as informações que tiveram impacto em suas vendas.
2- Acompanhe todos os resultados.
Depois de planejado e analisado todos os fatores importantes, é hora de colocar a mão na massa, começar a direcionar a sua atenção naquilo que realmente importa e que deu certo, e reajustar aquilo que não saiu como planejado.
Não se esqueça de acompanhar todos os resultados, estabeleça uma periodicidade no processo de análise de mensuração dos resultados. Grande parte das empresas fazem esse acompanhamento mensalmente, mas veja aquilo que mais faz sentido para a gestão estratégica da sua empresa.
Lembre-se, essa análise de resultados não consiste apenas em olhar para os resultados satisfatórios, dê uma atenção especial para aqueles resultados que foram abaixo das expectativas, pois são eles que precisam de uma atenção especial. Lembre-se daquele ditado muito conhecido: “Não se mexe em time que está ganhando”, mas no time que está perdendo sim! Por isso, foque sua atenção na direção certa, analise o que deu errado ou aquilo que não saiu como esperado, teste novas formas, estratégias e técnicas.
3 – Faça campanhas de incentivo.
Sabemos que uma equipe de vendas lida com cobranças e desafios diariamente para que as metas e resultados sejam alcançados. Essas e outras diversas situações podem desmotivar a equipe, e consequentemente isso gera um impacto na produtividade.
Fazer campanhas de incentivo ajuda a driblar essa situação. Você pode criar campanhas de incentivo que premiem todo o time de vendas, essa é uma estratégia para engajar toda a equipe a caminhar em direção ao mesmo propósito; como você também pode criar incentivos individuais, deste modo você gera um ambiente de competitividade saudável e reconhece aquele que se destacar.
4 – Gerencie sua equipe de vendas de forma correta.
Como já dizia Peter Druker: “Tudo que pode ser medido pode ser melhorado”. Essa frase representa muito bem esta sexta e última dica. Nossa dica é investir em tecnologias que possam facilitar e melhorar o seu gerenciamento de equipe, que te possibilite gerenciar os principais indicadores de resultados do time de maneira prática, além de automatizar os processos.
Por fim, junte todas essas informações e comece a colocar em prática, repita e refaça cada uma dessas dicas sempre que necessário.
Conheça a AchieveMore
Este conteúdo foi desenvolvido pela AchieveMore que tem o propósito de oferecer a melhor solução para implementar uma cultura focada na gestão de performance e resultados através da remuneração variável e campanhas de incentivo. Tudo de maneira simples, confiável, ágil e eficiente.