O maior ecossistema de tecnologias em vendas do Brasil

O maior ecossistema de tecnologias em vendas do Brasil

3 motivos que podem fazer sua empresa quebrar

por | fev 25, 2022 | Sem categoria

Quem é empreendedor sabe que não existe fórmula mágica para um negócio dar certo e, ao começar um negócio próprio, querer ver a sua empresa prosperando e se tornando cada vez mais competitiva no mercado em que atua é o objetivo central. Para que este sonho se torne realidade, são necessários esforços diários e comprometimento de todos os envolvidos nos processos do negócio.
 
Segundo o IBGE, 48% das empresas brasileiras acabam fechando em até três anos e o principal motivo é a gestão ineficiente. Uma gestão eficiente é aquela que atinge níveis satisfatórios entre todas as pessoas que fazem parte da empresa, desde os colaboradores até os clientes.
 
Uma gestão eficiente elabora metas e indicadores de acordo com os objetivos empresariais. Para isso, utiliza-se da otimização de processos, inclusão dos colaboradores nas tomadas de decisões, elaboração de produtos e serviços voltados exclusivamente às demandas do cliente, entre outros critérios. O fechamento de uma empresa é algo que todo empreendedor quer evitar e, dentro de uma gestão eficiente existem 3 fatores importantíssimos que podem levar um negócio fechar, independentemente do contexto que ele esteja inserido.
Conheça:
 
Não ver a rentabilidade do negócio
 
Para proteger um empreendimento novo ou que já esteja maduro, é preciso compreender quais fatores podem levar uma empresa ao fracasso e como evitá-los. Deixar a gestão financeira em segundo plano é uma decisão que cedo ou tarde vai afetar o futuro do seu negócio. É necessário ter pessoas e ferramentas que ajudem a interpretar o que os números mostram e encontrar os insights para conseguir acompanhar o mercado e ir pelo melhor caminho.
O empresário precisa estar ciente do real valor necessário para manter a execução das operações em dia, falta de capital de giro, baixo lucro e dificuldade financeira são problemas relacionados à má gestão financeira das empresas. Não calcular impostos tributários (que aqui no Brasil são diferentes em cada estado), não entender o custo operacional – seja desde o transporte até os funcionários, e não ver a rentabilidade da empresa como um todo é um dos gargalos que devem ser evitados.
 
Não mensurar os resultados
 
Saber de onde vem, onde está e para onde seu negócio vai é primordial para ter os processos claros e definir os indicadores estratégicos. E para isso é preciso contar com tecnologias como o Business Intelligence. Utilizando junto com o ERP da sua empresa esta ferramenta ajuda a encontrar erros e gastos desnecessários no processo de produção e também a gerar insights sobre as vendas de quais produtos saem mais em quais épocas do ano e focar sua produção nestas informações. Lembre-se, o BI nada mais é do que uma ferramenta que coleta, organiza e analisa as informações do seu ERP, ou seja, apenas informações reais do seu negócio, o que trará resultados mais certeiros!
Com os insights e monitoramento de dados é possível tomar decisões que são realmente relevantes para o seu negócio e agir de uma forma mais certeira permitindo o crescimento sustentável da sua empresa segundo a realidade que ela se encontra.
 
Não estar disposto a mudar
O mercado está em constante mudança, ainda mais desde 2020 onde além dos ciclos comum de alta e baixa da economia tivemos mudanças significativas no nosso modo de viver. É preciso saber resolver problemas de forma eficiente, mesmo que muitas vezes a resposta não esteja clara, é preciso ter a capacidade de aprender e se adaptar. As empresas que não reinventam seus processos ou recebe uma injeção de investimentos estão mais perto de fracassar, pois não investem na implementação de melhorias, que podem transformar a forma de gestão e as experiências que seus clientes têm com os produtos e serviços que oferecem. Por isso, é fundamental sempre estar à frente da concorrência, estudando novas técnicas, acompanhar as novidades em todos os segmentos e saber utilizar das novas tecnologias para seu negócio sair na frente.
Já sei o que devo evitar se quiser que minha empresa continue gerando resultados, e agora?
Sabendo estes 3 fatores ligados a uma gestão empresarial ineficiente, é necessário contar com uma Plataforma que trabalhe todas estas questões de forma unificada e totalmente integrada ao ERP da sua empresa.
Aqui na DW temos o Força de Vendas, CRM, Business Intelligence e E-commerce B2B que são ferramentas essenciais para ver a rentabilidade do negócio, mensurar e ampliar os resultados e continuar em constante evolução juntamente com o mercado.
Não importa o ramo da sua empresa, com a Plataforma DW as chances de sua empresa manter-se como a melhor do mercado são ainda maiores. 
Este conteúdo foi desenvolvido pela Plataforma DW.