Os setores de vendas das empresas sempre estão em busca por aprimoramento, e os processos internos por melhor que possam parecer estar, necessitam passar por revisões frequentes. Além disso, o mercado é exigente, não somente pela concorrência, mas também os consumidores estão cada vez mais exigentes. Então passa por uma eficiente gestão de força de vendas o crescimento dos seus negócios.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você possa fazer sempre mais e melhor. Focamos em 3 principais delas, então confira a seguir as 3 dicas para uma gestão de força de vendas eficiente.
1) Procure por influenciadores internamente
Como garantir que as diretrizes da empresa sejam implementadas na prática no dia a dia? Uma boa maneira de fazer isso é procurar influenciadores internos em cada equipe. Isso garantirá que as ações sejam realizadas dentro da estrutura das crenças da empresa.
São eles que, depois de instruídos, chegam aos seus centros para acelerar o conhecimento e as boas práticas. Não há necessidade de criar uma hierarquia entre as pessoas. Mas cabe aos gerentes ver quem tem maior afinidade com todos na indústria. Deve ser uma espécie de guardião do que a empresa precisa. Facilita muito a obtenção de resultados. É mais difícil definir funções e/ou métodos de trabalho vertical.
2) Engaje as pessoas da equipe em prol da empresa
A área de vendas precisam de profissionais comprometidos para serem bem-sucedidos. Como podemos entregar melhores soluções, garantir que o consumidor não apenas permaneça com a empresa mas também crie um forte relacionamento com a marca se aqueles que fazem acontecer no dia a dia não estão motivados?
É importante manter as pessoas no topo do processo E isso contribui para a participação. E os envolvidos estão cada vez mais dispostos a fazê-lo. Eles vestem a camisa e isso é bom para a empresa. Mas para que isso aconteça, você precisa de um sósia com benefícios, bônus, promoções.
Cabe aos gerentes concordar com sua equipe sobre o que faz sentido para ambos. Obviamente, usar uma grande quantidade de comissões não trará nenhum benefício. Afinal, é possível que em algum momento a conta não seja fechada. Se isso acontece, o negócio pode não ter a receita necessária para continuar crescendo.
3) Invista na melhor tecnologia
Ter a tecnologia como aliada é essencialmente estratégico, para não dizer vital. Seja na hora de gerar leads, seja na hora de vender. As empresas não podem mais manter hábitos do passado. É crucial ter tecnologia para lidar com clientes cada vez mais conectados. Dentro dessa realidade, a gestão da performance da equipe torna-se muito mais eficiente com um software de gestão de performance.
Afinal, é a ferramenta que permite o controle total de todos os processos, desde a: gestão de metas, performance, resultados, feedbacks, remuneração variável, entre outras possibilidades.
Tudo o que tiver processos com etapas bem definidas pode ser gerido através de um bom software de gestão de força de vendas. Desde que ele, claro, não limite a criação de pipelines. O, aliás, que seria limitar as ações e o crescimento de seus negócios.
Uma equipe em constante desenvolvimento, é isso que seu time e força de vendas precisa.
Esse item poderia estar no início deste artigo. Mas precisamos destacá-lo, para que se tenha uma atenção maior. As pessoas da sua equipe, são sem dúvida um dos ativos mais valiosas da sua empresa e por isso precisam de um cuidado maior e especial.
Ou seja, para ter uma força de vendas cada vez melhor, é preciso treinar quem faz o negócio acontecer. Investir em treinamento e desenvolvimento de equipes é uma questão estratégica. Portanto, este item não pode ser ignorado por qualquer pessoa que esteja executando qualquer negócio. Também na forma como é comercializado para o cliente. Necessidade de atingir objetivos profissionais. É por isso que profissionais qualificados são cruciais dentro da empresa.
Mas também existem objetivos pessoais para os quais se deve preparar o caminho. A motivação dos funcionários não é apenas promoção ou até mesmo status. O bem-estar no local de trabalho por exemplo é importante e não pode ser ignorado. Uma forte cultura organizacional garante isso.
Separamos para você 04 ações que fazem a diferença:
- Estabelecendo metas justas. Estabeleça metas coletivas e individuais. Mas certifique-se de que eles são acessíveis. Dessa forma, eles não frustram suas equipes;
- Avaliação de desempenho. É preciso analisar o trabalho da equipe e também do profissional individualmente. Às vezes, um objetivo comum não é alcançado, mas o parceiro fez sua parte. Isso deve ser reconhecido e não injusto;
- Planejamento de carreira. Quando os objetivos forem alcançados, avalie o profissional. Talvez o anúncio tenha um ponto. Ou algum tipo de aumento de salário. Analise o que você pode fazer. E faça!;
- Envolva todos nas decisões importantes – claro, a decisão final deve caber aos líderes, mas faça com que as pessoas se sintam parte do todo. Converse com eles sobre assuntos comerciais importantes. Ele conecta e dá uma sensação ainda maior de união.
Esses são pequenos recursos que podem ser adicionados a muitos outros. Eles ajudam a tornar o seu negócio ainda mais forte.
Funciona quando os funcionários são treinados, envolvidos e interessados no que fazem. Sua empresa só pode ganhar. Faça acontecer!
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Este conteúdo foi desenvolvido pela AchieveMore que tem o propósito de oferecer a melhor solução para implementar uma cultura focada na gestão de performance e resultados através da remuneração variável e campanhas de incentivo. Tudo de maneira simples, confiável, ágil e eficiente.