Implementar novos canais de vendas em uma distribuidora oferece diversos benefícios estratégicos e operacionais. Algumas razões principais para considerar essa abordagem incluem:
- Aumento de Receitas e Alcance de Mercado: Ao adicionar novos canais, a distribuidora pode alcançar novos segmentos de mercado e clientes potenciais, levando a um aumento nas vendas e receitas.
- Diversificação: Depender de um único canal pode ser arriscado. Diversificando os canais de venda, a empresa pode mitigar riscos associados a quedas ou interrupções em um canal específico.
- Melhoria da Experiência do Cliente: Os clientes têm diferentes preferências quanto a como e onde comprar. Ao oferecer múltiplos canais, a distribuidora atende a uma variedade maior de necessidades e preferências do cliente, melhorando sua satisfação e lealdade.
- Flexibilidade e Resiliência: Em tempos de incerteza ou desafios de mercado, ter múltiplos canais de venda permite que a distribuidora se adapte rapidamente, redirecionando recursos e esforços para os canais mais produtivos.
Considerando apoiar a sua distribuidora na implementação de novos canais de vendas, elaboramos esse artigo com um passo a passo para te ajudar na expansão do seu negócio.
1) Comece compreendendo o mercado. Na análise de mercado você precisará:
- Identificar quais as melhores oportunidades no mercado;
- Conhecer a concorrência e entender o que e como eles estão fazendo;
- Entender as necessidades e preferências do seu cliente.
2) Em seguida, identificar os Canais Potenciais é o passo mais importante. Veja alguns exemplos de canais que podem ser explorados além da Distribuição:
Loja Online: A loja online possibilita que o seu cliente encontre o seu produto a qualquer momento. Esta é a facilidade e não mais uma novidade no mercado, por isso quase essencial para os negócios.
A Velis permite que você crie a sua loja Online B2B integrada ao Força de Vendas e concentre todas as informações em um só local, com tabelas de preços exclusivas para cada cliente, promoções e campanhas dedicadas ao público que você quer.
Marketplaces: Já os marketplaces possibilitam que as vendas sejam feitas para o seu público B2C, com um bom estudo de margem, produção e logística, a venda B2C pode ser um negócio interessante na ampliação de canais na sua Distribuidora.
Novamente, para este canal reforçamos a importância de conhecer bem o público-alvo e estudos de custos e logística.
Com a Velis você tem acesso a plataforma MercadoShip, o HUB de integração de marketplaces. Nele é possível gerenciar mensagens e pedidos em um só lugar e em tempo real! Não deixe de falar com um de nossos consultores.
Vendas Diretas: Através de representantes comerciais ou equipe de vendas.
Redes Sociais: Instagram, Facebook, TikTok e outras plataformas podem ser excelentes canais de venda. As redes sociais podem ser canais diretos de vendas ou mesmo poderosos impulsionadores de marketing e validação social do seu negócio.
Parcerias: Estabeleça parcerias com outras empresas para vender seus produtos.
3) Desenvolva uma Estratégia Multicanal e tecnológica:
- Garanta que todos os canais estejam integrados, conheça o Mercado Ship da Velis.
- Assegure-se de que a experiência do cliente seja consistente em todos os canais.
4) Logística e Distribuição:
- Avalie se sua logística atual pode atender aos novos canais.
- Considere a possibilidade de dropshipping ou parcerias logísticas para determinados produtos ou canais.
Em suma, implementar novos canais de vendas pode ser uma estratégia chave para aumentar a competitividade, resiliência e crescimento de uma distribuidora no mercado atual. Quer fazer isso com especialistas sem perder dinheiro? Procure um de nossos consultores Velis agora mesmo. Clique aqui e saiba mais!